Atualizado:

Imagens: Reprodução / @tatawerneck @fernandalimaoficial
Amamos ver a evolução da gravidez das famosas, e o mundo simplesmente não desprega os olhos delas! Mas, como todo mundo sabe, a gestação acontece de forma diferente para cada uma. Tatá Werneck, Fernanda Lima, Marilia Mendonça… Cada uma com suas singularidades na época da gestação!
Leia também: Anne Hathaway Dribla a Dificuldade Para Engravidar
E mesmo que a gestação seja um processo extremamente particular de cada mulher, todo mundo têm algo a dizer, né? Correm boatos para todos os lados, dicas mirabolantes para lá e pra cá! Mas você sabe separar o que é mito do que é verdade? Pois vamos desvendar tudo com você! Vem ver os 10 mitos e verdades sobre a gravidez que você não sabia:
My Beauty conversou em exclusividade com o ginecologista e obstetra da Cia. da Consulta, o Dr. Yuri Nehrer, além de tirar outras dúvidas com o dermatologista Guilherme Ito. Pronta?
-
Grávida não pode cuidar da pele?
Mito. Não só podem, como devem! Qualquer especialista recomenda manter os cuidados com a pele durante a gestação. E o cuidado deve ser redobrado, viu? O Dr. Guilherme explica: “A gravidez pode causar algumas mudanças na pele. Devido a alterações hormonais, podem surgir manchas (melasma) e crescimento de pintas, por exemplo”.
Leia também: Marília Mendonça Sofre de Acne na Gravidez. Calma, Marília!
-
Grávida sofre mais com acne?
Verdade. Devido às alterações hormonais, a aparição de acne durante a gravidez é possível. Mas calma que não é com todo mundo que isso pode acontecer, ok? Segundo o Dr. Yuri, as alterações hormonais podem ocorrer, mas não com a maioria das mulheres. É possível até que para quem já possui acne, ela diminua!
-
Grávida tem queda de cabelo?
Mito e verdade. É possível sim, pelo mesmo motivo da possibilidade de aparição de acne: hormônios! “Toda pessoa tem queda de cabelo natural ao longo da vida toda. Durante a gestação é comum isso aumentar”, explicou o Dr. Yuri.
-
Gravidez sempre dá estrias?
Mito! Essa possibilidade mete medo em muita gente, não é mesmo? Mas não, não é toda mulher que vai ter estrias durante e depois da gravidez. O Dr. Yuri conta que o surgimento das estrias é determinado principalmente pela forma como a pele da gestante responde ao estiramento de suas fibras devido ao aumento rápido de volume uterino durante segundo e terceiro trimestres.
E não é só isso! Segundo o Dr. Guilherme a aparição de estrias ainda depende muito dos hábitos pessoais e dos cuidados com a pele de cada uma.
Leia também: Os Cuidados na Gestação que Meghan Markle Deverá ter
-
Grávida fica sempre inchada?

Imagem: Reprodução / @tatawerneck
Verdade. Sim, mesmo que em grau imperceptível, acontece. Os hormônios gestacionais promovem aumento do volume de sangue para compensar o que circula constantemente pelo corpo do feto e pela placenta. Esse líquido extravasa e pode inchar, principalmente, as extremidades inferiores (pés, pernas e coxas), explicou o ginecologista.
-
Não pode fazer agachamento e abdominal na gravidez

Imagem: Reprodução / @fernandalimaoficial
Mito! Se você é uma mamãe que não abre mão de sua rotina fitness, não tem com o que se preocupar. Segundo o ginecologista Yuri Nehrer, em gestações sem complicações não há nenhuma evidência de aumento de problemas pela execução de exercícios de musculação, mesmo os que envolvem compressão do abdome.
Mas vai com calma, viu? Depois de 7 meses, o volume abdominal pode atrapalhar a grávida na hora de executar o exercício da maneira orientada pelo educador físico e pode ser necessária uma adaptação ou substituição.
-
Grávida pode comer de tudo!
Verdade. Seja feliz, mamãe! Esse período é seu, não precisa se restringir na hora da alimentação. Mas coma sempre de acordo com as suas próprias condições de saúde, combinado? Nada de exageros.
A grávida deve controlar sua dieta como qualquer outra pessoa, evitando excesso de calorias que pode provocar ganho excessivo de peso. Gestante não deve “comer por dois” e o ganho de mais de um quilo por mês pode ser prejudicial aumentando a chance de complicações graves, explica o Dr. Yuri. Vale evitar carnes cruas, para diminuir os riscos de infecção alimentar.
Leia também: Como Evelyn Regly Cuida do Cabelo Durante a Gravidez
-
Grávida pode beber vinho ou cerveja
Mito. Já é bem estabelecido que não há quantidade segura de álcool na gestação. O recomendado é não ingerir nada, ok?
-
Não pode fazer Botox na gravidez
Verdade. “Não recomendo. Mesmo em tratamento de superfícies menos vascularizadas e sem uso de solventes associados, a chance de aplicação inadequada torna o risco razoável, e não vale a pena”, explica o ginecologista e obstetra Yuri Rehner.
-
Grávida não pode fazer drenagem linfática
Mito. Pode sim, desde que não seja aplicada pressão externa exagerada na superfície do abdome que faz contato com a parede uterina e que a gestante não sinta falta de ar ao assumir as posições necessárias.
Agora que acabaram as neuroses, curta sua gravidez! E lembre de sempre consultar seu médico, combinado?
Link desta matéria: https://mybeauty.ig.com.br/saude-2/2019-08-13/gravidez-sem-filtros-10-mitos-e-verdades.html

20 anos, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, pisciana de raiz e completamente apaixonada pelo que faz. O combo perfeito de make da Cata é: cílios enormes — postiços, de preferência — blush rosinha, lip balm e iluminador.
Deixe seu Comentário