Atualizado:

Escolher e comprar perfumes é uma delícia! Quem não gosta? Principalmente porque somos livres para usar o que bem entendemos. Mas não tem coisa mais chata do que acabar comprando aquele da moda, ou da amiga, ou da celebridade para descobrir que ahn… hum… ele não era bem aquilo que imaginávamos. Como lidar?
Usando as dicas certas, capazes de levar sem erro ao aroma que vai nos vestir como uma luva. Conversamos com Luciana Knobel, responsável pela área de criação de fragrâncias finas da Symrise, companhia global fornecedora de aromas, entre outras categorias, que listou 5 passos fundamentais para comprar perfume. Siga os bons!

1. Assine com firmeza
Você quer criar sua assinatura olfativa pessoal? Daquelas que fazem as pessoas se lembrarem de você sempre que sentirem determinada fragrância? “Se a sua ideia é ser reconhecida por seu perfume e usar sempre o mesmo, como uma marca própria, escolha fragrâncias com ingredientes protagonistas, como Gold Incense, de Herrera Confidential.” Em tempo: num perfume com ingrediente protagonista, você claramente percebe qual nota faz parte desta fragrância. “Por exemplo: em Gold Incense, a nota incenso é muito clara. Em Angel, a nota açucarada. Em Natura Essencial Oud, o próprio oud. “O foco no profundo entendimento das matérias primas permitiu explorar muito mais os ingredientes em si, trazendo novas assinaturas para a perfumaria”, explica o perfumista Isaac Sinclair.

2. Defina suas expectativas
O que você espera desse perfume que quer comprar? Às vezes usamos um perfume para satisfazer a nós mesmas. Se você curte aquele cheirinho fresco que dá sensação prolongada de banho relaxante, procure por fragrâncias cítricas e perfumes florais mais frescos e verdes. As frutas cítricas são mais energéticas e trazem essa sensação, ao passo que os florais vão trazer aquele cheirinho de banho ao longo do dia. Be Delicious, de DKNY, é uma boa opção. “Já se sua intenção é ser notada em uma festa ou se tornar inesquecível para alguém especial, recorra a assinaturas mais marcantes como as orientais, amadeiradas, gourmands. O perfume 212 VIP Rose é um floral moderno amadeirado supermarcante”, explica Luciana.

3. Toque sua pele
Na hora de comprar seu perfume, não basta ter gostado dele na amiga ou no papel de experimentação. Você precisa entender como o perfume funciona na sua pele, pois as fragrância se comportam de maneiras diferentes em pessoas diferentes. Por isso, o ideal é sempre provar o perfume na própria pele para ver como se sente com ele. Vai depender da oleosidade, dos hábitos alimentares… “Peles mais oleosas, por exemplo, retêm mais a fragrância, enquanto as mais secas demandam mais aplicações. Se a sua pele for seca e você precisar que sua fragrância dure o dia todo, escolha perfumes com ingredientes de maior volume como Essencial Oud, da Natura. A madeira oud é encorpada e por isso vai permanecer bastante em seu corpo”, observa Luciana.

4. Mude com a temporada
As estações no ano também são um critério bacana para comprar perfume. Por exemplo: no verão, mergulhe no frescor de fragrâncias de energia transparente como L’Eau Pour Kenzo e de energia vibrante como Happy, de Clinique. Na primavera, a ideia é um floral festivo e colorido como Signorina in Fiore, que vai cobrir sua pele com o desabrochar desta deliciosa estação. No outono, você vai gostar do conforto feminino das notas florais e abaunilhadas de Trésor, de Lancôme. E no inverno, abuse da personalidade de Black XS For Her, de Paco Rabanne, um oriental amadeirado volumoso.

Sou Karina Hollo, editora de beleza há mais de 15 anos, com matérias publicadas nas principais mídias impressas, online e de tevê no Brasil, entre elas Marie Claire, Bazaar, Vogue, Estadão Online, Claudia Online, E!, Beleza na Web, Cosmopolitan, Boa Forma, Claudia, Elle, além de ser uma das autoras do livro A História dos Cachos e Cacheados no Brasil, para a Salon Line. Minhas fontes são os melhores cabeleireiros, maquiadores, dermatologistas e cirurgiões plásticos nacionais e internacionais.
Deixe seu Comentário