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O futuro já chegou para o mundo da beleza. E com a notícia de que um perfume do Boticário, que será lançado em meados do ano que vem, foi o primeiro criado com a ajuda de inteligência artificial. Sim, de robôs!
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A marca anunciou a novidade no começo do mês de novembro, em um evento em Nova York. Por enquanto, não sabemos o nome e nem as embalagens do perfume do Boticário AI — informações guardadas a sete chaves até a apresentação oficial ao público.
O que sabemos até agora é que serão duas versões da fragrância (será que uma feminina e outra masculina?) e que ela foi desenvolvida em uma parceria de duas gigantes de seus respectivos segmentos. Uma delas é a Symrise, uma das mais renomadas casas de fragrância do mundo, e a IBM Research, empresa global de pesquisa e inovação tecnológica da área de informática.
Como o perfume do Boticário foi criado
Como dissemos, a criação da fragrância foi quase toda automatizada. Os resultados das combinações de notas do robô foram refinadas pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Uma colaboração homem e máquina perfeita.
Para isso, a casa de perfumes usou uma tecnologia chamada Phylira: nada mais, nada menos do que a tecnologia da IBM. Ela usa algoritmos muito avançados para examinar milhões e milhões de fórmulas e ingredientes, tentando assim encontrar padrões entre eles muito mais rapidamente. E com mais precisão do que o nariz humano, que pode deixar passar detalhes às vezes.
“Um assistente de inteligência artificial não consegue cheirar uma fragrância. Mas, ao contrário de um humano, consegue aprender rapidamente o desempenho de milhões de fórmulas e criar coisas únicas, alinhadas às preferências das pessoas”, disse Richard Goodwin, Principal Research Scientist da IBM.
Contudo, o mundo perfeito não é só composto de tecnologias, não é mesmo? Faltavam sensibilidade e emoção no perfume do Boticário, que só foi conseguido com a ajuda do toque do homem. “O conhecimento sobre as preferências do consumidor e a sensibilidade dos perfumistas foram essenciais. Isso nos abre um novo caminho para a inovação na perfumaria”, afirmou o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, Tiago Martinello.
Inovação esta que permitiu que a fragrância fosse desenvolvida três anos a menos do que as comuns, e que o time da marca Boticário pudesse se dedicar muito mais à etapa da relação com o consumidor, gerando um produto mais aperfeiçoado.
Mas e o resultado?
A fórmula gerada pela Inteligência Artificial surpreendeu até os mais experientes perfumistas da Symrise. Ela fazia combinações inusitadas de frutas, flores, doces, especiarias, madeiras e até pepino. O que foi estranhado no início, mas encantou logo que todos puderam sentir.
Segundo a marca, o perfume do Boticário é para quem quer aproveitar a vida ao máximo. Pessoas criativas, que gostam de se jogar, encarar desafios e tomar decisões irão se identificar com o cheiro.

21 anos, estudante de Jornalismo da ECA-USP. Atualmente estagiária My Beauty, já trabalhou na revista Boa Forma. Ama assuntos sobre beleza e saúde e é apaixonada pelo que faz.
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