Atualizado:

Iskra tem 28 anos e é uma modelo plus size super reconhecida no mundo da moda. E mais: é embaixadora da NEDA (National Eating Disorders), uma organização sem fins lucrativos que apoia e cuida da saúde mental de indivíduos e famílias afetados por distúrbios alimentares.
Leia também: Qual o Corpo Ideal? Modelo Siberiana diz Saber
Aproveitando a sua grande influência (ela tem mais de 4,4 milhões de seguidores no Instagram), a modelo inglesa compartilha constantemente sua história. Ela já conviveu com dismorfia corporal e compulsão alimentar e enfatiza muito o cuidado com a saúde mental aos seus fãs.
Sobre as doenças
A dismorfia corporal é um transtorno mental caracterizada por uma insatisfação extrema com a própria imagem. Quem apresenta esse transtorno enxerga uma simples característica como um grande defeito. Em último grau, a dismorfia pode levar ao suicídio ou psicose.
Já a compulsão alimentar é uma doença mental caracterizada pela necessidade de comer mesmo quando não se está com fome. Comer grande quantidade de alimentos rapidamente, perder o controle e não conseguir interromper a refeição mesmo quando plenamente saciada são os principais sintomas da doença.
Combate de Iskra

Em uma publicação recente no Instagram, Iskra compartilhou a sua história especialmente para divulgar a semana de conscientização da NEDA.
“Compartilhei minha história de dismorfia corporal e compulsão alimentar com o mundo porque eu quero combater o estigma em torno desta doença mental. E espero inspirar você a saber que o que você está sentindo é completamente normal, mas há ajuda e esperança”, escreveu.
Leia também: Padrões de Beleza Não Existem Por Aqui
Mas o que mais nos chamou a atenção foi saber o que ela sentia com a doença. “Eu nunca me senti mais bonita ou sexy sendo apenas eu, ou soube que sou amada por isso e não por ser uma fantasia ou ilusão perfeita”, compartilhou.
Perfeição imperfeita
E acrescentou: “Eu gostaria de saber, antes, que photoshop e retoques não me faziam perfeita ou bonita. E que meu valor não se baseava em um conjunto de medidas, um número na escala ou no tamanho da minha roupa. Agora eu sei: o meu corpo é meu e, portanto, perfeitamente imperfeito”.
Leia também: Amor Próprio e Outras Lições de Modelos Plus-size
Celulites e tudo bem

Com o mesmo biquíni da montagem, a modelo plus size publicou outra foto sobre a sua relação com o próprio corpo. Na imagem ela aparece na praia e com as celulites da perna à mostra.
“Sorrindo porque, independentemente de qualquer beleza perfeita ideal, estou em uma praia, sentindo a areia na ponta dos pés e o cheiro do oceano e isso é tudo que importa. Inseguranças não devem deixar você limitar suas experiências de vida e felicidade”, escreveu.
Iskra acredita na representatividade e no poder que as palavras têm. Amor-próprio, autoestima e cuidado com a saúde mental é o que ela sempre tenta transmitir aos seus seguidores. “Não deixe a perfeição ser o ladrão da alegria”, finalizou. Que mulher forte e inspiradora!
Link desta matéria: https://mybeauty.ig.com.br/lifestyle/2019-03-07/licoes-de-autoestima-e-saude-mental-com-iskra.html

Estudante de jornalismo, 21 anos e apaixonada pelo universo da beleza. Acredito na beleza de inclusão e na capacidade que ela tem de transformar a autoestima das pessoas.
Deixe seu Comentário