Atualizado:

Já ouviu falar do shampoo a seco? O produto vem em um frasco de spray e, com os seus jatos secos, absorve toda a oleosidade dos fios. Perfeito para aqueles momentos de correria, não é mesmo?
Leia também: Shampoo, Agora, Só Com Surfactante Suave.
Além de melhorar o aspecto pesado e gorduroso dos fios, o shampoo a seco também ajuda a disfarçar odores, como cheiro de cigarro e frituras. E mais: é a nova arma dos cabeleireiros para criar penteados incríveis e cheios de volume.
Posso, então, substituí-lo pela lavagem tradicional?

Não. O produto não promove uma limpeza efetiva dos fios e do couro cabeludo. Ele apenas dá um jeito na aparência pesada do cabelo oleoso.
Serve para uso esporádico – 1 ou 2 vezes na semana (nada utilizar todos os dias!) – e, se empregado corretamente, é uma mão na roda para dias de correria.
Como usar?
- Agite bem a lata do produto antes de aplicar
- Divida o cabelo em pequenas mechas
- Aplique o produto na raiz do cabelo a uma distância de 15 a 30 cm
- Deixe o produto agir por cerca de 2 a 5 minutos
- Massageie o couro cabeludo para que o produto se espalhe
- Tire o excesso com um folha de papel absorvente (por exemplo, papel toalha ou lenço de papel)
- Escove para acabar de retirar os eventuais resíduos
Leia também: Afinal, devo lavar o cabelo todo dia?
Shampoo a seco e talco são a mesma coisa?
Não. A diferença entre o talco comum – para o corpo – e o shampoo a seco é que o segundo foi desenvolvido especialmente para o cabelo.
Diante disso, a sua composição é mais suave, não deixa muitos resíduos e não causa a obstrução dos poros.
O produto é indicado apenas para cabelos oleosos?
Não. De acordo com o hair stylist Wesley Nóbrega, do salão Allummê by Wesley Nóbrega, em São Paulo, o shampoo pode ser usado também em cabelos normais e secos, sem causar nenhum prejuízo aos fios.
“Alguns shampoos, em sua composição, prometem até hidratar. O que pode ser uma boa pedida para as raízes mais secas”, diz.
Perfeito para criar penteados
O produto, especialmente aqueles dedicados para oferecer volume, são perfeitos para ajudar na texturização dos fios… e criar diversos penteados.
Segundo Wesley, a melhor maneira de criar um efeito volumoso é aplicar o produto com a cabeça para baixo. “Sem contar que ele dá um efeito “cera” nos fios”, afirma. Dica para anotar!
E qual shampoo escolher?

1. Shampoo a Seco Controle de Oleosidade Gengibre, da Phytoervas. Tem seu ativo à base de gengibre e ajuda a controlar a oleosidade. Resultado? Cabelos hidratados, macios e brilhantes. Sua fórmula é livre de ingredientes de origem animal e sem cloreto de sódio, sulfatos, corantes e parabenos.
2. Shampoo a Seco Meu Liso #semoleosidade, da Salon Line. Limpa e revitaliza os fios – especialmente os lisos, que sofrem mais com a oleosidade na raiz. Sua fórmula tem Alecrim, Limão e D-Pantenol.
3. Shampoo a Seco Extra Volume da linha Charming, da Cless. É ideal para cabelos oleosos e sem volume. O produto dá textura aos fios, deixando-os mais encorpados. Perfeito para ser utilizado em penteados.
4. Shampoo a Seco Dry Shampoo Dark, de Lee Stafford. É perfeito para cabelos escuros e com a raiz oleosa. Com um jato escuro, o produto não deixa os fios com aspecto esbranquiçado e ainda ajuda a disfarçar os fios brancos.
5. O Shampoo a Seco Light & Blonde, da Batiste, foi pensado para os cabelos loiros. O shampoo a seco combate a oleosidade, revitaliza, intensifica e prolonga a cor dos seus cabelos, além de também disfarçar raízes brancas.
De acordo com a marca, o shampoo a seco combate a oleosidade, revitaliza, intensifica e prolonga a cor dos seus cabelos, além de também disfarçar raízes brancas.
Link desta matéria:

Estudante de jornalismo, 21 anos e apaixonada pelo universo da beleza. Acredito na beleza de inclusão e na capacidade que ela tem de transformar a autoestima das pessoas.
Deixe seu Comentário