Atualizado:

Cabelo com brilho e movimento tem poder. Prova disso são as madeixas de Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, Amanda Seyfried, Kaia Gerber, Blake Lively… e companhia! Mas, por trás dessas características-desejo, existem vários cuidados que precisam ser levados a sério. Cortar as pontas a cada 6 meses, no máximo, e utilizar produtos de hidratação para cabelo regularmente fazem parte desse cronograma capilar.
A hidratação para cabelo, especificamente, é muito importante. João Bosco, hair stylist do salão 1838 Jardim América, em São Paulo, SP, explica que hidratar é repor a água e nutrientes que o cabelo perde no dia a dia pela exposição à poluição e pelo uso do secador e da chapinha.
Em outras palavras, hidratar é impedir que as agressões diárias deixem o cabelo opaco, sem vida e quebradiço. A prática pode aumentar o prazo de necessidade de corte e ainda deixar você mais segura de si.
A regularidade da hidratação para cabelo
A média indicada é que a hidratação seja feita no mínimo uma vez por semana, em casa. Mas a recomendação varia de acordo com o tipo de cabelo e da necessidade do fio. “Existem cacheadas, por exemplo, que preferem hidratar duas vezes por semana, pois esse fio é naturalmente mais ressecado. Geralmente, indico a cada 15 ou 20 dias em casa, sempre intercalando com uma hidratação feita no salão”, fala João.
Produtos indicados para a hidratação
Basicamente, você precisa de uma boa máscara de hidratação e ampolas para o seu tipo de cabelo. Assim, é preciso verificar os componentes da máscara de hidratação para conferir se ela realmente atende à sua expectativa.
A pesquisadora científica e cosmetóloga especializada em cabelo, Sonia Corazza, de São Paulo, SP, sugere que quando for comprar a máscara de hidratação procure por fórmulas com bases catiônicas. “Elas doam penteabilidade por conta de agentes quaternizados que fazem essa ação.” Não entendeu? Em outras palavras, ajudam na hora de pentear e desembaraçar os fios.
Para Sonia, os bons ingredientes de uma máscara são: pró-vitamina B5, também conhecida como pantenol, que atrai e retém a água no fio; queratina hidrolisada, que tem como objetivo repor a matéria proteica que é o principal constituinte do fio de cabelo; lipídios que podem vir das manteigas vegetais como karité, murumuru, manga ou cupuaçu, responsáveis pela sedosidade e maciez; e óleos como argan, monoi de Taiti, gérmen de trigo e semente de uva, que possuem ação parecida com a dos lipídios e trazem maleabilidade.
Seguindo as dicas da Sonia, aposte na Máscara Inoar – proteína do trigo e da Macadâmia e na Revlon Professional Be Fabulous C.R.E.A.M., dá uma olhada!

COMPRE – MÁSCARA INOAR PROTEÍNA DO TRIGO E MACADÂMIA
COMPRE – MÁSCARA REVLON PROFESSIONAL BE FABULOUS
COMPRE – MÁSCARA ELSÈVE L’OREAL PARIS REPARAÇÃO TOTAL 5
Já os produtos queridinhos de João Bosco e que ele indica para o uso caseiro são o Elsève Reparação Total 5 Química, da L’Oréal Paris – para quem deseja se livrar do frizz, ressecamento e opacidade dos fios – e o Aussie Moist 3 Minute Miracle – para cabelos fracos e danificados, que precisam de proteção e fortalecimento. Vale experimentar também a Máscara de Tratamento Moisture Lock, de Sensience.

COMPRE – MÁSCARA DE TRATAMENTO SENSCIENCE
COMPRE – AUSSIE 3 MINUTE MIRACLE MOIST
Turbinar a máscara com ampolas ricas em proteínas, vitaminas e óleos essenciais é outra dica de João Bosco. A opção será escolhida de acordo com a sua necessidade. A dose é uma ampola de 5 ml para cada 200 ml do creme.
Algumas boas opções são L’Oréal Professionnel Expert Vitamino Color A.OX Powerdose para cabelos coloridos; e a Alfaparf Semi di Lino Diamante Illuminating Essential Oil para fechar as cutículas e trazer luminosidade.

COMPRE – LOREAL PROFISSIONAL VITAMINO COLOR AMPOLA POWERDOSE
COMPRE – ALFAPARF SEMI DI LINO ILLUMINATING ESSENTIAL OIL AMPOLA
Fazendo a hidratação em casa
Para que o resultado da hidratação para cabelo feita em casa seja satisfatório, siga as instruções das embalagens dos produtos, tanto do creme hidratante, quanto da ampola. Para potencializar o resultado, lave o cabelo muito bem utilizando apenas shampoo e retire o excesso de água de modo que os fios fiquem úmidos. Não tenha pressa! Passe o creme de hidratação mecha por mecha e massageie enluvando — isto é, no sentido do comprimento do fio e nunca esfregando, para não abrir as cutículas. Outro truque para turbinar o processo: molhe uma toalha de rosto na água quente, tire o excesso de água e enrole na cabeça em vez da touca. Então, depois da pausa, tire o produto com água fria. Intercale os procedimentos caseiros com os profissionais. Depois, é só aproveitar o visual arrasador!

Deixe seu Comentário