Atualizado:

Infelizmente, existem muitas fakes news na internet sobre cabelo crespo. Por exemplo, que é mais difícil de cuidar ou então que simplesmente não cresce. Essas crenças só fazem as mulheres com esse tipo de fio gostarem cada vez menos de sua aparência. O resultado? Acabam apelando para procedimentos químicos alisadores, que só estragam o cabelo.
Para desmentir de vez essas fake news e saber exatamente o que é verdade, conversamos com Rafaelle Chris, cabeleireira e maquiadora da D’lumiè, embaixadora da Lowell e expert em cachos e em cabelo crespo. Ela esclareceu as dúvidas que muitas mulheres de cabelo crespo têm. Veja quais são e nos diga em quais delas você acreditava.

Cabelo crespo demora muito para crescer. Mentira
“O cabelo crespo cresce sim, como todos os outros tipos de fios. No entanto, é comum não perceber a extensão desse crescimento por conta do formato em espiral”, esclarece Rafaelle.
Ele dá mais trabalho para cuidar. Mentira
Ok, tem gente que se queixa de acordar pela manhã e precisar recomeçar o desenho e a definição dos cachos quase do zero. Em compensação, “quem é crespa tem a liberdade de lavar e deixar o cabelo secar naturalmente. Se comparado aos fios alisados, o cabelo crespo também responde muito melhor aos tratamentos de hidratação e nutrição”, defende a especialista em cachos.
Secador e chapinha estragam mais o cabelo crespo do que outros tipos de fios. Verdade.
“Sim, danificam, pois o calor usado por esses aparelhos para mudar a estrutura natural dos fios resseca mais ainda o cabelo crespo, que já é ressecado por natureza”, explica a expert. “Com o tempo, os cachos vão perdendo seu formato original e ficam com aspecto espigado e sem brilho.”
Esse cabelo tem tendência a apresentar mais frizz e ser ressecado. Verdade
“Por ser um cabelo mais poroso, ele acaba perdendo água com mais facilidade. Para repor a hidratação durante o dia e também para amenizar o aparecimento de frizz — aquele fios arrepiados que ninguém gosta — você pode utilizar o Spray Reativador Umidificador Curvas Envolventes da Natura Plant”.

É desaconselhável pentear o cabelo crespo. Verdade.
Quem é crespa sabe, quem está voltando a ser reaprende rapidinho: a regra é lavar, pentear molhado com os produtos adequados de finalização e ç’est fini. “Se pentear os cachos secos com escova, você provavelmente vai desfazê-los e ativar o frizz. Uma dica bem prática é usar os próprios dedos para estilizá-los e deixá-los mais definidos.”

Ele precisa ser lavado todos os dias. Mentira
“Não tem nada a ver. O cabelo crespo pode ser lavado de acordo com sua rotina, porém precisa ser devidamente hidratado uma ou duas vezes por semana, pelo fato de ser naturalmente mais ressecado.”
Aplicar bastante creme ajuda a reduzir o volume. Mentira
O certo é investir em um bom corte, que valorize seus cachos e dê leveza — isso sim ajuda bastante na harmonização do volume.
Cortar só as pontinhas ou usar extensões e tranças ajuda no crescimento. Mentira.
“Cortar as pontas que estão danificadas ajuda a conservar os cachos mais bonitos e definidos, já que elimina as eventuais pontas duplas e ressecadas”, lembra a cabeleireira. Mas para o crescimento saudável o ideal é manter sempre o couro cabeludo saudável e os fios bem cuidados e hidratados. “Já usar extensões ou trança também não resolve e pode gerar o risco de causar lesões no couro cabeludo por tração — e, às vezes, até alopecia.”
Agora que você já conhece as verdades e mentiras sobre cabelo crespo, bora cuidar com carinho desse patrimônio, porque ele é todo seu e é simplesmente maravilhoso!

Deixe seu Comentário